VII Encontro Nacional do MIRE (Mística & Revolução)
- Sítio dos Anjos
- 1 de nov. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de nov. de 2021
Maio de 2015

Uma experiência maravilhosa junto à jovens que sabem o que querem, lutam pelos seus ideais e se posicionam na vida política e espiritual. Muita energia positiva e muita aprendizagem trazemos deste encontro.
O MIRE é um movimento formado por jovens militantes, entre 18 e 35 anos, que propõe a experimentação dialógica dos sentidos de Mística, Comunidade, Juventude e Revolução em um espaço alternativo, capaz de superar as dissociações entre corpo, razão e espiritualidade, o capitalismo e sua tentativa constante de barrar nossas utopias mais profundas. Bebe em uma espiritualidade libertadora e em um sentimento de unidade na opção pelo pobre que tem cor, gênero, classe e orientação sexual.
Cremos que a Mística é a dimensão subjetiva que cultivamos em nossas vidas, a qual nos impulsiona a estabelecermos laços com o mundo e ter nossos passos guiados por sonhos diurnos. Entendemos a Revolução como processo de ruptura radical com as estruturas de exploração, dominação do ser humano e da natureza, como projeto que essencialmente se converte em “um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres” (Rosa de Luxemburgo).
MÍSTICA E REVOLUÇÃO
Frei Betto
Surge no Brasil um novo movimento de jovens cristãos: o MIRE - Mística e Revolução. Lançado em dezembro no encontro nacional do Movimento Fé e Política, em Santo André, o MIRE já congrega quase 300 militantes de 30 cidades brasileiras, todos com idade entre 16 e 30 anos. Este limite tem a sua razão de ser, pois sem ele haveria o risco de adultos abafarem de cuidados algo que é próprio daqueles que se encontram no período em que tomamos as decisões mais fundamentais na vida.
Movimento nacional sediado em São Paulo, o MIRE organiza-se em núcleos de 12 militantes, entre os quais um monitor. Em julho, Vinhedo (SP) abrigou, em seu mosteiro beneditino, o primeiro treinamento de monitores. O objetivo do movimento é propiciar uma vida cristã centrada no testemunho de Jesus, a quem os evangelhos denominam O Caminho. Esse caminhar é feito com duas pernas: a da oração (mística) e a do compromisso social (revolução). As reuniões de núcleos têm seus momentos fortes no exercício da meditação e na celebração da Palavra de Deus. Os militantes são chamados a assumir, individual e/ou coletivamente, engajamentos que contribuam para reduzir a exclusão da grande maioria da população brasileira, atuando em acampamentos e assentamentos rurais; movimentos sindicais e estudantis; ações de voluntariado no combate às injustiças e no fortalecimento de iniciativas populares. Em julho, militantes do MIRE visitaram assentamentos de sem-terra em Goiás, culminando com um retiro espiritual em Goiás Velho.
Entusiasmo
Mística é uma palavra polissêmica. Para o MST, sinônimo de animação em suas reuniões e eventos. Para a tradição religiosa, o entusiasmo (do grego en-theos, "estar cheio de Deus") que inunda o coração e a prática de quem faz a experiência de Deus.
Os participantes do MIRE, inspirados pela teologia da libertação, buscam uma vida cristã menos racionalista e mais orante, sem no entanto ceder aos modismos litúrgicos que transformam as celebrações em bailados religiosos. Os núcleos não querem incorrer no risco de restringir suas reuniões a debates em torno da atual conjuntura. Sabem que tudo é político, mas a política não é tudo, como afirma Clodovis Boff. Procura-se o diálogo íntimo com Deus, através da experiência do silêncio, deixando-se "tocar" pelo Espírito, numa comunhão amorosa que ultrapassa palavras, ideais e conceitos. As três dimensões que fundam a eclesialidade são valorizadas pelo MIRE, um movimento abertamente ecumênico: senso de comunidade e partilha; nutrir-se espiritualmente na Bíblia e nas obras dos místicos; compromisso pastoral numa dimensão libertadora.
O termo "Revolução" não tem, para o MIRE, a conotação bélica dos anos 60/70. Expressa o sentido etimológico de "começar de novo", tanto do ponto de vista pessoal, quanto do social. Equivale aos termos evangélicos "conversão" ou "metanoia", transformação radical de vida, na perspectiva do amor e da justiça, e da sociedade, na esperança de que "um outro mundo é possível", sem desigualdades e exclusões. Fonte: http://latinoamericana.org/2003/textos/portugues/MIRE.htm
Para saber mais sobre o MIRE clique na imagem:
Fotos do Encontro:
Comments